TIPOS DE PLANTAS PARA AQUARIO

Plantas de aquário



Existem muitos tipos de plantas de aquário com varias formas e tonalidades. Elas tem um aspecto atraente e já vimos o papel fundamental que desempenham na manutenção do equilíbrio sanitário de um aquário; alem disso, elas também proporcionam sombra, refúgio, locais de desova e (em certos casos) alimento para os peixes.

A diversidade de plantas e quase tão vasta como a dos peixes. Podem-se escolher plantas para ocupar diversos níveis do aquário, desde plantas flutuantes ate a relva em miniatura para o fundo do tanque. As folhas podem apresentar a forma de fitas, de penas ou largas. As cores vão do verde-claro ao verde-escuro e algumas folhas tem na superfície inferior tons de vermelho e purpura. Também existem flores que crescem nos aquários; as suas sementes podem ser obtidas a partir de certas espécies de plantas e, com elas, fazer-se a criação de novas plantas.

A maior parte das plantas aquáticas corresponde a ideia de plantas convencionais: um sistema de raízes, por cima das quais cresce o tronco e as folhas. No entanto, nem todas as plantas de aquário desenvolvem as suas raízes na areia e mesmo aquelas que o fazem podem alimentar-se directamente da agua através das folhas. As raízes de algumas espécies agarram-se i~ superfície das rochas e dos troncos submersos, mas outras flutuam Iivremente a superfície e o emaranhado das suas raízes capilares proporciona um excelente abrigo para os peixes recém-nascidos.

Como a maioria das plantas aquáticas se encontra totalmente submersa, a sua reprodução e feita pelo processo de trepadeira ou pelo desenvolvimento de novos rebentos nas folhas existentes. Muitas das plantas com aspecto de arbusto e folhas em forma de penas podem-se multiplicar se cortarmos um pedaço da sua parte superior e o plantarmos na areia de forma a que possa desenvolver-se e dar origem a uma nova planta. Algumas espécies desenvolvem raízes a partir de uma única folha cortada. Graças a esta particularidade, é possível dar origem a uma nova planta.

Quando se colocam as plantas no aquário deve-se tentar disfarçar as formas geométricas do mesmo; se esta operarão for executada com cuidado pode-se criar a ilusão de espaço continuo no espaço definido pelas quatro paredes laterais do aquário. Contudo, não se cria espaço plantando filas de plantas em linha recta tal como se se tratasse de arvores num pomar. As plantas devem ser agrupadas por espécies tal como acontece na Natureza.

Um aquário bem equilibrado deve reunir condições para as plantas se alimentarem através de nutrientes criados por si próprias. Num aquário recentemente instalado pode-se estimular o desenvolvimento das plantas administrando alimento liquido para plantas, plantando-as em formas pr6prias com substancias nutritivas ou então misturando turfa, marga ou argila na areia do aquário. A mistura destas substancias deve ser feita com cuidado, sobretudo pelos principiantes, porque as primeiras experiências nem sempre produzem os resultados pretendidos.

A forma de uma planta e que impõe a sua localização no aquário. As plantas altas como a Vallisneria e a Sagittaria são ideais para serem colocadas na parte de trás e junto ~s paredes laterais do tanque; mesmo que as folhas cresçam de modo a ultrapassar o nível da agua, o seu desenvolvimento sobre a superfície desta proporcionara sombra aos peixes.

As plantas de tipo arbusto podem encher os cantos e os espaços vazios entre as pedras e as rochas. A poda destas plantas estimula o crescimento de rebentos laterais na planta principal. Entre as espécies mais populares incluem-se: a Glicinia Aquatica (Synnema triflorum) também conhecida por Cogumelo Indiano (Hygrophila difformis), a Higrofila Indiana (Hygrophila polisperma), a Nomaphila stricta, a Cabomba caroliniana, a Ceratophyllum demersum, a Ludwigia repens e a Alface Aquatica (Ceratopteris thalictroides).

O fundo do aquário pode beneficiar com uma boa quantidade de pés de espécies pequenas de Cryptocoryne, mas as plantas maiores ficam bem a frente das pedras. Não e preciso preocuparmo-nos com estas plantas que criam raízes no fundo ficarem privadas de luz pelas suas vizinhas de maiores dimensões porque elas estão habituadas aos níveis inferiores do aquário onde a luz 8 menos intensa.

Quanto às espécies de plantas mais exuberantes - as quais muitas vezes fazem concorrência aos peixes em termos de popularidade - os membros das famílias Echinodorus e Aponogefon não tem rival. Estas plantas podem ser colocadas em vasos pequenos enterrados na areia, onde todos os seus caprichos poderão ser satisfeitos, uma regalia própria das «estrelas» do mundo vegetal.

A Azolla, a Riccia e a Salvinia são, todas elas, espécies flutuantes de proporções reduzidas, ao passo que a Pistia e bastante grande e, em certos casos, o pequeno espaço que se encontra por baixo do reflector do aquário e bastante limitado para as suas ambições em termos de crescimento.



1 Microsorium pteropus (Feto de Java) As raízes agarram-se aos troncos e as rochas. Desenvolve-se bem em quaisquer condições de luminosidade.

2 Acorus Gramineus var pusillus (Acorus verde) Desenvolve-se lentamente. Prefere agua fria. Uma boa opção como planta de primeiro plano no aquário.

3 Riccla fluitans Ideal para criar sombras no aquário e como refúgio para os recém-nascidos. Alguns peixes comem esta planta.

4 Vallisneria natans Excelente para ser colocada em plano de fundo.

5 Najas guadalupensis (Ninfa de Guadalupe) Os grupos densos são ideais para a postura de ovos.

6 Aponogeton crlspus (Espiga aquStica crispada) Desenvolve-se a partir de um rizoma. Produz flores acima da superfície da agua. Fica em repouso durante o lnverno.

7 Hygrophila polysperma (Higr6fila indiana) Cresce rapidamente. Propaga-se com facilidade.

8 Nomaphila stricta Adequada para aguas duras. Os caracóis gostam de comer esta planta.

9 Salvinia natans As suas raízes flutuantes constituem um óptimo refúgio para os recém-nascidos. Desenvolve-se rapidamente a superfície da agua.

10 Aponogeton madagascarensis (Aponogeton de MadagBscar) Necessifa de luz forte, mudanças frequentes de água e de períodos de repouso para se desenvolver adequadamente. A disposição em diagonal destas plantas de varias cores e formas proporciona uma sensação de o perspectiva.