DIFERENTES TIPOS DE PRETO fonte-www.agostinhomonteiro.com.br




Diferentes tipos de pretos
Uma das coisas mais confusas para os novatos no nosso hobby são os diferentes tipos de bettas pretos, e como eles trabalham em relação à genética. Existe muita confusão atualmente, quando se pergunta a criadores não especializados. A informação recebida causa mais dúvida que solução. A menos que um criador em particular esteja trabalhando com o tipo de preto em questão, ele ou ela pode não ter a certeza de como ou de que maneira ele se comporta geneticamente, e aí reside o problema.

Para ajudar a esclarecer a confusão, falei com vários criadores de todo o mundo que são especializados nos diversos tipos de preto que discutiremos. Além disso, eu pessoalmente trabalhei com a maioria desses tipos, e posso oferecer de primeira mão a perspectiva do que eles são, e o que os criadores podem esperar.

Nos tipos selvagens de bettas o preto é uma cor que é freqüentemente coberta por outras cores. A distribuição dos pigmentos pretos se faz sobre todo o peixe exceto pela nadadeira caudal e área abdominal. Esta dispersão é de media densidade mas não é normalmente óbvia por causa da sobreposição das outras cores.

Existem vários tipos de bettas pretos disponíveis hoje, mas eliminando as várias denominações dadas pelos criadores para suas linhagens, nós chegaremos àquelas principais:

Black Melano
Black Lace
Black Orchid, Black Devil, Black Ice
Black Copper (a mais nova)
Black Melano

Este é o tipo mais popular de betta preto. Em bettas melanos, um gene mutante causa o aumento da densidade e cobertura da pigmentação preta. O gene mutante que causa o aumento da cor preta é recessivo em relação ao gene preto normal. Isto significa que se um betta normal for cruzado com um betta melano, toda a ninhada será de bettas multicoloridos. Esta ninhada carregará o gene do melanismo, mas não mostrará esta coloração. Eles serão chamados 'geno melano' e serão indistinguíveis dos bettas normais multicoloridos. As características recessivas somente se tornam visíveis quando ambos os pais passam o gene mutante para sua ninhada. As fêmeas melano não podem ser usadas com o propósito de reprodução, e assim sendo a cor deve ser perpetuada com o uso de fêmeas de outras cores que carreguem o gene melano, normalmente fêmeas de linhagens iridescentes (royal, steel, green). Inafortunadamente, estes cruzamentos inevitavelmente introduzem iridescência no corpo e nadadeiras dos peixes melanos, que é considerada falta pelos padrões do IBC.

Os melanóforos dos melanos crescem diferentemente dos vistos em peixes black lace ou normais. As células são mais espessas e muito mais unidas, produzindo um preto mais denso.

Se você olhar com atenção, notará que ele as nadadeiras salpicadas de preto, fazendo que fiquem mais densas e escuras. Estes salpicos são bolas de melanoporos. Estudos preliminares mostram que estes melanóforos têm adesão extra de proteínas. Uma hipótese é que estas proteínas são as responsáveis pela infertilidade das fêmeas. As fêmeas melano produzem ovos durante o ato de acasalamento como uma fêmea normal, mas algo acontece durante o processo de incubação que faz com que os ovos fertilizados rompam.

A aparência do betta preto melano é muito densa, intensa (muitas vezes aproximando-se da cor preta azulada de um corvo). Cruzando-se um macho melano com uma fêmea iridescente azul carregando o gene melano se produzirá 50% de pretos melanos e 50% de peixes iridescentes carregando o gene melano. Destes números, somente 25% dos peixes melanos poderão ser usados para reprodução, uma vez que as fêmeas melano são incapazes de produzir filhotes.

Black Lace

O betta Black Lace é um peixe de coloração escura que raramente se aproxima da densidade e intensidade do betta melano. Muitos dos bettas Black Lace mostram muita iridescência no corpo e nadadeiras para serem competitivos na classe de bettas pretos do IBC, e normalmente são relegados à classe bicolor. As bordas das nadadeiras dos peixes Black Lace podem ser mais claras ou de cor celofane, causando uma aparência de véu, o que dá o nome ao betta. Amadores em particular necessitam ser cuidadosos para não confundir bettas Black Lace com Melanos Butterfly. As nadadeiras de ambos podem esmaecer ou ficar esfumaçadas. Diferente do Black Lace, o Melano Butterfly mantém o corpo na cor preto denso ou preto azulado, e são geneticamente melanos.

Originalmente o Black Lace veio do oriente de linhagens non-red, e talvez exista ou existiu uma linhagem pura. Aqueles que prevalecem hoje, geralmente vêm de mármores e da mesma maneira que outros pretos baseados em mármore eles são difíceis de se predizer com precisão.

Tal qual o melano os pretos férteis são recessivos para o preto normal, embora diferentemente das fêmeas melano, as fêmeas Black Lace sejam férteis. Cruzar Black Laces com melanos não produz 100% de pretos nas primeiras gerações uma vez que os genes que controlam a aparência preta destas linhagens estão em alelos diferentes. Muito recentemente, a especialista e criadora Connie Emery tem trabalhado cruzando Black Laces com Melanos e produzindo o que ela chamou de duplo preto – um preto mais intenso com fêmeas férteis.

Black Orchid, Black Devil, Black Ice

O criador Henry Yin foi o primeiro a usar o nome Black Orchid para descrever sua linhagem particular de Crowntail bicolor escuro que não era (embora eu tenha dúvidas) baseada em mármores, mas em um tipo baseado no melano com excessiva iridescência steel, particularmente nas nadadeiras. O nome tem sido aplicado a qualquer peixe com coloração similar em uma enormidade de formas, de HMs a PKs, mas quase todos vêm do mármore. Essencialmente o betta Black Orchid é um betta de cor escura com raios de azul steel nas nadadeiras, freqüentemente formando quase u padrão butterfly. A iridescência não está limitada às nadadeiras, e muitos Black Orchids também desenvolvem um vermelho lavado (outro indicador do gene mármore dentro da linhagem). Aumentando o vermelho lavado tem-se um novo tipo de preto – o chamado Black Devil, que é um preto baseado em mármore com vermelho nas nadadeiras, ao invés da iridescência. Eles não são estabilizados, e a produção do Black Devil parece ser muito mais sorte que outra coisa. O betta Black Ice também é derivado do mármore, e pode aparecer por acaso em linhagens de mármores. É um peixe preto que varia de intensidade e possui bastante iridescência nas nadadeiras e corpo. A iridescência dos peixes Black Ice podem ser tanto steel, quanto green ou royal. A criação seletiva tem aumentado a percentagem de preto nas ninhadas, mas não é uma linhagem estabilizada.

Preto Baseado em Copper

Com o advento dos tipo Cooper, tornou-se popular o cruzamento de coppers de cores sólidas com todo betta regular imaginável, incluindo os melanos. As primeiras fêmeas copper/gold que eu obtive (em 2003) foram cruzadas com a linhagem de melanos de Bonnie McKinley, e produziram 100% de verdes metálicos. Gerações subseqüentes voltaram com a cor melano, com algumas modificações: enquanto a maioria dos pretos desta linhagem tinha uma aparência cobreada, eles curiosamente não possuíam as iridescências normalmente vistas em pretos melano. A criação seletiva aumenta a intensidade da cor preta mantendo a linhagem relativamente livre de iridescência azul ou steel, e eventualmente produz fêmeas pretas com bastante iridescência de coppers e férteis. Embora muitas linhagens de melanos coppers tenham muita iridescência copper para serem considerados ideais para propósito de exposição, existem indivíduos que exibem uma cor perfeita de preto molinésia sem qualquer traço de iridescência azul ou metálica. Isso nos permite ver como criadores com intenções sérias podem isolar os ideais e produzir pretos sólidos de linhagens metálicas que são consistentemente competitivas a níveis altos de qualidade.

Então, amantes de bettas pretos! Pegue seu preto favorito, arregace as mangas, e comece a trabalhar. O betta Halfmoon preto sólido permanece ainda em franco desenvolvimento e as linhagens diferentes estão suficientemente em mudança pra manter os criadores ocupados por muitos anos. Vamos ver quem pode produzir o melhor preto!